Férias 4º dia - Green School

A visita à Green School foi a primeira coisa que marquei para fazer em Bali, marquei a visita no mesmo dia que marquei as passagens, muito antes de reservar estadia ou imaginar os locais que desejava visitar!

A verdade é que esta escola é uma inspiração. Para mim só peca pelo limitado acesso a pessoas com mobilidade reduzida, mas não há coisas perfeitas!!

Esta escola tem uma pedagogia própria que criou através de algumas práticas de Montessori, Waldorf, etc. 

Com cerca de 420 alunos a tempo inteiro, a escola tem maioritariamente alunos internacionais mas promove o acesso a alunos locais através de um programa tipo bolsas (neste momento já tem cerca de 10% e pretendem chegar aos 20%).  Além destes promove um acesso no período da tarde a mais cerca de 330 alunos balinenses para que aprendam inglês, artes e sobre sustentabilidade.

O pagamento do regime de part-time pelos alunos balinenses é feito em lixo! Sim lixo, família tem que levar cerca de 5 Kg de lixo por semestre para pagar a frequência de um aluno. Eles separam o lixo não em 4 grupos como nós mas em cerca de 23...e a lista ainda não está fechada. 

Nesta escola sustentabilidade é a palavra de ordem! E há tanto para falar sobre este tema que irei explorar noutra ocasião.

Em resumo - ADOREI...

P.S.: vejam numa das fotos as competências que eles avaliam. Fazem tanto sentido!!












Nesta última foto vê-se um charco de lama onde todos vão descalços (incluindo professores). É uma das actividade habituais que procura libertar "egos" e criar pontes, levando as crianças a superar os seus próprios limites.

Comentários

Mensagens populares